quinta-feira, 30 de julho de 2020



Tal como essa lagarta, a vida às vezes nos assusta, pois  não é da forma que esperávamos, não apresenta a beleza que gostaríamos de ver e não tem as tonalidades que nos agradam. Mas, tão certo como o destino desse pequeno ser é transformar-se numa linda borboleta, a vida também nos virá de outros modos. Pequenas e quase imperceptíveis metamorfoses acontecem todos os dias, mesmo quando não nos damos conta, ou, quando acreditamos que tudo continua da mesma forma. Pouco a pouco, as coisas que eram, já não são, e nunca mais tornarão a ser. Daí a importância de aproveitar cada fase, cada tempo, cada momento. 
Por mais que as circunstâncias pareçam ameaçadoras, temos a oportunidade de ver sob uma outra ótica e permitir que elas nos proporcione sensações agradáveis e aprendizados importantes. Assim como a lagartinha, que à primeira vista, nos parece uma ameaça, mas quando a mão se abre para ela, só consegue sentir as cócegas causada pela textura macia. 
Talvez tudo esteja muito assustador! É a fase da pupa, onde tudo é escuro demais, por mais que tentemos, não conseguimos ver além, todo o interior está sendo modificado, e isso causa muita dor e incertezas. A esperança não morreu, mas está adormecida em sono profundo, não há motivos para esperançar. Tentamos nos mover, mas a inércia é tudo que conseguimos, pois nossas circunstâncias não nos permite movimentos. 
E então, quando menos esperamos - e o segredo está em esperar - tem-se uma linda borboleta! Alegria, liberdade e leveza. Não mais escuridão, não mais dor, não mais temores. É uma nova fase. Talvez a mais linda, mas não a mais importante, porque o que importa é permanecer firme durante todo o processo! 
Quando a vida parecer desesperadora, espere, descanse, confie! Aprenda a desfrutar as fases, e tirar aprendizagens em cada uma delas. Tente ver o lado bom, por mais que, às vezes, isso seja praticamente impossível. Estenda a mão, renda-se e permita-se “sentir cócegas” daquilo que te assusta. Em breve, muito breve, tudo muda! As formas, as cores e os ares serão outros, e você terá certeza de que valeu a pena. 
Porque sim, a vida nos virá de outros modos! 

Cássia de Oliveira 

#reflexao #vida #esperança #lagarta

Nenhum comentário:

Postar um comentário