quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Deus é injusto?


       Depois de um desastre como o da boate  em Santa Maria, muitas pessoas se perguntam aonde Deus estava;  porque ele sendo amor permitiu algo tão cruel acontecer, porque ele sendo tão poderoso não impediu de tantos jovens perderem a vida.
   Não quero generalizar, mas na maioria das vezes as pessoas que fazem esse tipo de questionamento, não se relacionam intimamente com Deus, isto é, acreditam nele como criador do mundo e responsável por tudo que aqui acontece, dessa forma, quando ocorrem coisas boas, Deus é bom, entretanto quando ocorrem coisas ruins, Deus não é tão bom.
    A tendência é sempre pensar que se Deus é justo, consequentemente a vida deve ser justa. Ou seja, confunde-se Deus com a realidade física da vida. Se eu como cristã esperar que todos os meus dias sejam de fartura, boa saúde e alegria, irei me decepcionar, pois a existência de Deus e seu amor por mim não depende de fartura, boa saúde e alegria. Se sirvo a Deus esperando que ele me proporcione a vida como um mar de rosas, então não o sirvo pelo o que ele é e sim pelo que pode me oferecer. Daí o porquê dos  momentos difíceis, pois são eles que nos farão apegar-nos a uma confiança incondicional em Deus; nos farão deixar a "fé contratual" - "Seguirei a Deus se ele me tratar bem" - para um relacionamento que vai além das circunstâncias da vida.
   Thielicke afirmou em um de seus livros que: "As mais difíceis indagações da vida nunca são 'removidas' (nunca ficamos sabendo por que Deus faz isto, ou aquilo, por que um avião cai ou acontece um desastre numa mina). Mas somos 'redimidos' do poder destrutivo dessas perguntas. O pânico não mais pode nos surpreender  quando não entendemos o sentido daquilo que Deus permite que nos aconteça. O seu amor não mais nos confundirá; aprenderemos a crer naquele amor mesmo quando não compreendemos os meios que aquele amor escolhe para se expressar."  Nem sempre teremos respostas para as coisas ruins que acontecem, mas sempre teremos certeza de um Deus justo, e que verdadeiramente nos ama.
   Deus é injusto?  a resposta depende da associação que fazemos entre Deus e a vida. A vida na terra com certeza é injusta, Jesus foi a maior prova disso, quando injustamente foi perseguido, humilhado e maltratado até morrer na cruz. Entretanto tal ato não nos faz pensar que Deus é mal ao permitir isso. Mas nos faz entender, ainda que imperfeitamente, a grandiosidade do seu amor por nós, capaz de entregar à injustiça seu único filho "para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna".

Cássia de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário